Eu e você na estrada mágica da vida
Sonhei com você!
No sonho você Jane, era a garotinha que tanto conheço. Usava um vestidinho rodado, cabelos curtos e a franjinha extremamente curta que nossa mãe insistia em fazer. Via seu sorriso imenso e sua alegria franca, via seu jeito maroto e confiante e me deu vontade de chorar.
Chorar porque, de alguma forma, eu não te honrei em teus desejos tão latentes. Pelo menos não em sua totalidade. Você desenhava copiando dos gibis, com traços tão suaves, mostrava os desenhos com tanto orgulho e os guardava em nossa pastinha amarelada pelo tempo.
Sei que tinha certeza de que era isso que queria na vida, pintar, desenhar, colorir. Sei que sonhava em ser famosa, em ser reconhecida, em ser maior que o próprio desenho. Sei que tinha vontade de pendurar a todos, como uma forma de exibir as possibilidades de mudança na rotina, um poder que deveria emanar de todos nós.
Você nem sabia o que isto significava, exatamente, mas desejava crescer, seguir sua intuição e expressar o belo.
As pessoas com quem vivíamos eram artistas. De alguma forma também tinham este desejo de expressão muito forte em seu interior, mas igualmente o reprimiam em nome da sobrevivência financeira. O mundo estava se transformando e a energia de troca exigia cada vez mais, um esforço de trabalho que não condizia com o universo das Artes.
E assim foi, minha pequena, você seguiu o ritmo alucinado, deu voltas pelo mundo físico e espiritual, contornou as diversidades, criou uma família e, finalmente, me deu de presente essa artista interior que agora brota nos meus dias.
E eu te agradeço minha bruxinha, por ter me deixado honrar, ainda que tardiamente, suas inclinações, honrar seus desejos e sua essência. Te agradeço por resgatar comigo a vontade de brilhar, transformar o mundo, crer na imensidão do Universo e ser feliz.
Fique na Luz
Estamos na Luz
O pincel surge na pré–história quando os homens pintaram as paredes nas cavernas no Período Paleolítico. Para a realização dessas pinturas eram utilizados instrumentos de pena, cabelo humano e galhos.
MOLDURA DE OURO
Usamos pincéis quase todos os dias, para aplicar maquiagens, cosméticos e tintas de diversos tipos. Mas poucas vezes nos preocupamos em saber como são feitos.
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Minha desconfiança aumentou quando comecei a fazer aulas de pintura e fui instruída a utilizar pincéis de pelos naturais;. pelos de Marta como os pincéis raros e caros Kolinsky. EU COMPREI alguns desses pincéis, influenciada por colegas de pintura, professores e vendedores de lojas de materiais artísticos.
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Mas depois que descobri como eles eram feitos, desisti.
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Se as cerdas são naturais, elas só podem ser feitas de uma coisa: pelos! São retirados de animais, vivos e mortos.
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Os vendedores e fabricantes, informam que os pincéis de cerdas naturais são feitos do pelo do animal das regiões mais macias da pelagem. Essa pelagem é raspada dos animais e esses pincéis são caros e raros, pois são coletados artesanalmente.
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O que ninguém jamais vai te dizer, é a dura verdade por trás da produção desses pincéis.
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Texto original https://medium.com/medium-brasil/
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Eu não uso cerdas naturais nem para os quadros, nem para as telas e muito menos para as paredes. Sei que os animais que cedem estas cerdas vivem em cativeiros para fornecer as mesmas. E vivem assim trancados até morrer!
Quantas vezes por semana você olha para o céu?
Se você mora em um lugar mais calma, com certeza tem a sorte de ver estrelas, o firmamento e toda sua imensa magia.
Quem não sonha ao olhar um céu estrelado, multicolorido, brilhante?
E foi pensando nessas sensações e sentimentos que resolvi desenvolver um novo projeto: Pintando o Firmamento.
Desenvolver um projeto significa testar as melhores técnicas, tintas, espessuras e pinceladas, a fim de que o resultado final seja emocionante. É o minimo que se espera de uma pintura que ousa retratar a beleza do Universo.
Olhar os céus traz paz, pintá-los traz bem-estar, aconchego e satisfação.
Fique por aqui para acompanhar as novidades, compartilhe com quem você imagina que olhe os céus com frequência.
Fique na luz
A expressão artística possui essa capacidade: a de fazer aflorar aspectos do inconsciente. O papel ou a tela deixam-se psicografar por falas primitivas que tanto advém de um inconsciente pessoal quanto coletivo. Essa duplicidade de inconscientes revela, ao mesmo tempo, um conflito de interesses bem como uma necessidade de cooperação mútua entre eles. Basta saber que a alma humana é tanto individual quanto coletiva e que o seu crescimento só é possível se esses dois lados aparentemente contraditórios chegarem a uma cooperação natural. (JUNG, 1987, p. 144). E sendo o inconsciente coletivo “uma imagem especular do mundo” e “um mundo de imagens” (idem, p. 151), pensei ser razoável oportunizar sua expressão através de imagens, sem negligenciar a linguagem verbal, evidentemente. Desse modo, decidi que as polaridades fossem representadas através de um desenho e de uma pintura.
Penso que essa técnica de Integração das Polaridades com Arte seja apenas um impulso, dentre vários. Um movimento que pode gerar outros, agregando novas descobertas e mudanças. Quem sabe com materiais diferentes, formas distintas ou construções variadas. Por enquanto, gostaria de observar mais detidamente esse movimento da alma. Essa necessidade humana de integrar partes dissonantes para resistir às mudanças intermináveis que fazemos em nossa vida humana. Se a arte expressiva pode ajudar nessa tarefa, e acredito que sim, possuímos um recurso esplêndido!
O anão de jardim – e afins, como sapos, cogumelos e caramujos – foi um dos campeões de perguntas no site de Casa e Jardim. É brega ou não é? É proibido ter um, dois, três? Para o paisagista Alex Hanazaki, nada é proibido hoje em dia, mas existe o “depende”. Primeiro, se há dúvida, é melhor não usar. Depois, o importante é perceber em que contexto eles estão inseridos e o espírito do dono da casa. “Já vi coisas de caráter duvidoso tornarem-se divertidas em determinada situação. O essencial é ter um toque de humor e despojamento”, afirma Hanazaki. A pedida, segundo ele, é customizar a peça, encarando-a como uma escultura. “Pedir para um artista plástico, cujo estilo combine com o dono da casa.
Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que ter um pinguim em cima da geladeira é cafona. E talvez até concorde com isso! Porém, provavelmente, a pessoa que decidiu ter o objeto em casa, gosta dele por algum motivo.
Pois bem: gosto é gosto. E cada pessoa deve ter liberdade para decorar sua casa utilizando os itens que julgar mais interessante. Não é, afinal, um objeto ou outro que terá o “poder” de tornar uma casa totalmente cafona, mas, sim, algumas atitudes equivocadas.
Você deve estar se perguntando “que tipo de atitude?”. E a resposta é: atitudes que, em resumo, estão relacionadas ao exagero e que mostram que o ambiente em que você vive não condiz com seu estilo/personalidade.
Pensando nisso, abaixo você confere algumas coisas que podem deixar sua casa brega e/ou sem estilo próprio e que, por isso, sugere-se que sejam evitadas.
Primeira e última vez que falo isso
Tentar mostrar o que você não é
Se você é fã de Friends, apaixonado por Harry Potter ou já se emocionou com alguma princesa da Disney, você é cringe. Se você não dispensa um belo café da manhã, acha cerveja de litrão um bom negócio ou veste calça skinny, você é cringe. Se você utiliza emojis em suas conversas virtuais, escreve “rsrsrs” ou fala boletos para se referir às contas que…
Principalmente explicando que cringe é um verbo, que as pessoas estão usando como adjetivo”, comentou.
Da mesma forma que o rádio não acabou, “as coisas mudam de embalagem, mas voltam como tendência”. “A moda sempre nos ensina isso”, lembrou.
“No contexto da pandemia, por exemplo, a exaustão do trabalho remoto pode formar uma geração que vai desdenhar das ferramentas tecnológicas e queira retornar aos espaços livres, à língua Portuguesa e por aí vai.”
esultado que deseja, e se algo inesperado aconteceu em uma das camadas, é só uma das camadas.
Continua a pintura, faz outra camada por cima quantas vezes for necessário até chegar no resultado que deseja!
Não desista da pintura, nenhum “erro” é tão grande que não possa ser “consertado”.
O único ERRO que você pode cometer é desistir por causa dos “erros”.
Sua ferramenta principal é a PACIÊNCIA!
E você, tem “errado” muito?
O que você está fazendo com seu tempo?
Já que ele é a sua maior ferramenta, você deveria usá-lo com consciência!
Hoje vi uma frase no perfil da @forbesbr que me chamou atenção: “Uma chave para o sucesso é a confiança; e uma chave para a confiança é a preparação.”
(Inclusive a repostei nos stories para trocar uma ideia com vocês)
Por essa frase, podemos concluir que a preparação é a primeira “chave para o sucesso”
Mas essa “preparação” leva TEMPO e requer DIREÇÃO.
Nós temos uma capacidade limitada de movimentos manuais e aprendizados em um determinado espaço de tempo, o que gera um ciclo.
E só a soma de vários ciclos é capaz de gerar evolução significativa, seja no movimento ou no aprendizado teórico.
Todos esses ciclos devem seguir a mesma DIREÇÃO e objetivo.
Eu costumo separar a evolução de uma pintura ou desenho em 5 passos, e a evolução de um artista em 5 fases.
Cada um desses passos e cada uma dessas fases vão exigir um tempo diferente para cada obra e para cada artista.
Não adianta você querer pular para a ultima fase sem antes passar por todas as outras antes!
Com dedicação, você pode acelerar o ciclo, mas nunca pular o ciclo.
A preparação é um caminho infinito.
Quanto mais você se prepara mais confiança você tem nos passos, que geram melhores resultados, que te fazem evoluir de fase, e aparecem novos desafios que necessitam de nova preparação e assim por diante.
Mas você precisa ajustar sua preparação para estar de acordo com os desafios das próximas fases.